A Prefeitura de Manaus, via Manaus Previdência participou, nesta quarta-feira, 12/6, da live de fortalecimento do Pró-Gestão em Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), programa de certificação que visa o reconhecimento das boas práticas de gestão nas entidades previdenciárias do Brasil.
O encontro virtual organizado pela comissão do Pró-Gestão, foi transmitida pelo canal do YouTube do Departamento dos Regimes de Previdência do Serviço Público/Secretaria de Regime Próprio e Complementar (DRPSP/SRPC) do Ministério da Previdência Social e contou com a participação de representantes de vários entes federativos previdenciários.
A Manaus Previdência é reconhecida nacionalmente pelas boas práticas de gestão e em 2023 manteve a certificação no Pró-Gestão RPPS pelo quinto ano consecutivo, sendo que desde 2020 assegura-se no nível IV, ou seja, no mais alto padrão de certificação, servindo de modelo para outros órgãos públicos previdenciários.
“Essa live teve o intuito de incentivar os RPPS que ainda não se certificaram, a buscarem esse alto padrão. Dos 2.141 municípios com RPPS, temos atualmente, 584 que aderiram ao pró-gestão e 239 que estão certificados”, informa a diretora-presidente da Manausprev, Daniela Benayon.
A gestora explica, ainda, que serão lançados formulários de pesquisa com objetivo de elencar e entender as principais dificuldades enfrentadas pelos RPPS quanto ao processo de certificação. Será um formulário para regimes de pequeno porte e outro para os que aderiram, porém não conseguiram a certificação.
“A partir dessa pesquisa vamos buscar melhorar o manual de certificação a fim de possibilitar que mais RPPS se certifiquem”, enfatiza.