Aproximadamente 200 servidores da Prefeitura de Manaus, que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, na manhã desta terça-feira, 11/6, de uma formação com o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe-Norte). O tema foi a execução e o desempenho do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com o objetivo de aprimorar a gestão dos programas de apoio à manutenção escolar. O encontro aconteceu no auditório do Centro Universitário do Norte (UniNorte), na avenida Joaquim Nabuco, centro da capital.
Os Cecampes são universidades parceiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que realizam atividades de assistência técnica e monitoramento. A finalidade é apoiar os municípios no uso da verba do PDDE o que, de acordo com o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar, é muito válido para os gestores escolares.
“Essa formação com o Cecampe é uma forma excelente de auxiliar nossos gestores em como utilizar o PDDE. É uma contribuição, que ajuda no desenvolvimento das ações pedagógicas dentro da Semed, para pequenos reparos e situações emergenciais que temos dentro das nossas escolas, essa é uma verba suplementar”, afirmou Anézio.
Para a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Cláudio Dalbon, Patrícia Martelet, a formação traz bons resultados para a execução do PDDE nas escolas.
“O evento do Cecampe é de extrema importância para todos os gestores da rede municipal, estamos aqui para aprimorar nossos conhecimentos. O PDDE é um programa que tem nos ajudado bastante nos resultados positivos em nossas escolas. A prefeitura também tem nos apoiado muito em várias ações que desenvolvemos com os estudantes na escola”, comentou Patrícia.
A representante do Cecampe, Hilda Souza, ressaltou a importância da formação do projeto para os profissionais das escolas do Amazonas.
“Essa formação é essencial para apoiar todos os gestores educacionais, envolvidos nas funções do PDDE e Cecampe. São grandes parceiros do FNDE, que atuam lado a lado para garantir que os recursos sejam aplicados de forma transparente e eficiente em todos os municípios. A meta do PDDE é garantir que todos os recursos sejam usados da melhor forma possível pelos seus gestores por meio de seus trabalhos nas escolas”, destacou Ilda.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos – Ulisson Santos / Semed