Na quinta-feira (6/6), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) celebrou o Dia do Geólogo com uma Sessão Especial, promovida pelo deputado Sinésio Campos (PT). A cerimônia destacou a importância dos profissionais da geologia para o desenvolvimento sustentável e econômico do estado e do país.
Em seu discurso, Sinésio Campos enfatizou a relevância dos geólogos na compreensão e gestão dos recursos naturais. “Neste Dia do Geólogo, rendemos homenagem a esses profissionais dedicados, cuja expertise e trabalho árduo são essenciais para a compreensão e gestão responsável dos recursos naturais”, afirmou o deputado.
Ele ressaltou, ainda, que os geólogos são cruciais para desvendar os segredos da Terra, estudando rochas, solo, minerais e a estrutura geológica do planeta, fornecendo informações vitais para o desenvolvimento econômico e ambiental.
O evento contou com a presença do superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil, Marcelo Motta, que recebeu uma placa comemorativa em alusão à data. Além dele, 37 profissionais foram homenageados com diplomas de honra ao mérito por suas contribuições significativas à área de geologia.
Durante a solenidade, Campos destacou a atuação dos geólogos na descoberta e gestão de depósitos minerais, petróleo e gás natural, recursos essenciais para a economia global e, especialmente, para o progresso do Estado do Amazonas.
“O potencial econômico dos nossos recursos minerais é imenso. Gás natural, silvinita, nióbio, estanho e ouro são apenas alguns exemplos das riquezas que o nosso solo abriga, e que, se exploradas de maneira responsável e sustentável, podem transformar a vida de nossa população, especialmente nas regiões mais remotas do interior”, declarou.
O deputado também frisou a importância dos geólogos no equilíbrio entre desenvolvimento e conservação, especialmente no contexto do Amazonas, onde a biodiversidade e os recursos naturais são abundantes, mas delicados. “No contexto do Amazonas, o trabalho dos geólogos é essencial para equilibrar desenvolvimento e conservação”, disse Campos.
A mesa da sessão foi presidida pelo deputado Sinésio Campos, e composta pelo secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, representando o governador Wilson Lima; o superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil, Marcelo Batista Motta; o diretor-geral da Defensoria do Estado do Amazonas, defensor público Antônio Cavalcante de Albuquerque; a professora do curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rielva Nascimento; o conselheiro regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Lucindo Antunes; e o gerente de Suporte Operacional da Unidade de Produção da Amazônia da Petrobrás, Luiz Gonzaga do Nascimento.