O Termo de Adesão entre o Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), tem rendido bons frutos no fortalecimento da paradiplomacia e economia do Amazonas.
“A pedido do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, foi traduzido em um folder para atração de novos investimentos e para fortalecer os laços econômicos e comerciais do mercado chinês com o Amazonas”, disse o deputado João Luiz.
O parlamentar ressalta que a tradução do documento foi realizada pela professora Ruiyi Li, da Universidade de Hubei (China), que está ministrando desde o início do ano aulas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ufam, Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e Instituto Confúcio para oferecer cursos de Mandarim, no Campus da Ufam, com participação do Nuriam/Aleam.
Nuriam
O Nuriam da Aleam tem como objetivo a integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas.
O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar a paradiplomacia no Estado e fortalecer a competitividade internacional.
O Núcleo
O Nuriam é coordenado pelo deputado João Luiz, conta como vice-coordenador, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Thomas Law, e o professor Neibe Araújo, como secretário-geral do Núcleo.