No Dia Nacional do Café, comemorado nesta sexta-feira (24/5), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca que destinou R$ 900 mil em emendas parlamentares ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para produção, custeio de projetos, distribuição de mudas e aquisição de um veículo nos municípios de Silves e Vila de Lindóia, em Itacoatiara.
“Nossas emendas impositivas têm o objetivo de alavancar a cultura cafeeira no interior do Amazonas. Agradecemos ao governador Wilson Lima, que tem executado nossas emendas parlamentares com o objetivo de melhorar a economia, emprego e renda dos trabalhadores do setor primário do Estado”, afirmou o deputado João Luiz.
Café clonal
Em 2022, o deputado João Luiz, por meio do requerimento nº 3.049/2022, indicou ao Governo do Amazonas anteprojeto sobre o café clonal, onde trata-se de uma técnica, que consiste na reprodução da planta de café conservando todas as características produtivas, como resistência ou tolerância ao ataque de pragas e doenças, o que facilita a formação de lavouras homogêneas de alta produtividade.
Visita
Por iniciativa do deputado João Luiz, representantes do Governo de Portugal, Reino Unido, em 2023, e Instituto Politécnico de Coimbra, em 2024 estiveram com os cafeicultores do Amazonas com o objetivo de conhecer e identificar mecanismos de produção utilizados na agricultura familiar do Estado.
Indicação geográfica
No mês passado, o Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas reuniu-se com agricultores da Associação Solidariedade do Amazonas (ASA), que foram beneficiados com emendas parlamentares do deputado João Luiz, com o objetivo de iniciar a indicação geográfica para o café de Silves.
Mudas de café
Neste mês, seis mil mudas de café, oriundas de emenda impositiva do deputado João Luiz foram entregues aos produtores do Grupo Formigueiro da Vila de Lindóia, em Itacoatiara.