A delegada da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Débora Mafra, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a Medalha Ruy Araújo, por meio da Resolução Legislativa n° 1.014/2023, de iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“Parabenizo a doutora Débora Mafra e acreditamos que toda a sociedade reconhece o trabalho brilhante que ela vem desenvolvendo em defesa e proteção das mulheres. A delegada Débora Mafra também nos ajudou a construir a Lei nº 6.354/2023, que dispõe sobre a criação do site Maria da Penha On-line e que em diálogo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, está sendo construído no nosso Estado”, disse o deputado estadual João Luiz.
A homenageada, delegada Débora Mafra, destaca que a entrega da honraria é o reconhecimento do trabalho dedicado durante 10 anos na Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulher (DECCM), principalmente, no combate à violência da mulher.
“Isso me trouxe um grande combustível para continuar na luta e mostrar que o caminho é esse. Estou muito emocionada hoje e agradeço demais o deputado João Luiz pela iniciativa dessa comemoração e ao presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, que assinou a propositura para que ocorresse um dia exemplar como esse”, frisou a delegada da PCAM.
O delegado geral adjunto da PCAM, Guilherme Torres, que representou o governador Wilson Lima (UB), afirmou que se sente honrado como policial pela homenagem que o Poder Legislativo presta para a delegada Débora Mafra.
“Ela faz um trabalho incrível na defesa das mulheres, que é um trabalho árduo e difícil, onde tem muitos obstáculos, mas ela conduz bem há muito tempo. Essa medalha é mais do que merecida para a doutora”, pontuou o delegado Guilherme Torres.
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol/AM), Jeff MacDonald, em discurso, disse que o deputado estadual João Luiz tem valorizado os policiais civis do Estado na Assembleia Legislativa com várias homenagens.
“Esse é o reconhecimento que o Estado do Amazonas, através da Assembleia, concede a doutora Débora Mafra pelo trabalho dela desde quando ela era escrivã de polícia e depois como delegada, desde 2011, e na Delegacia da Mulher onde houve o destaque do trabalho dela perante à sociedade”, enfatizou MacDonald.
A solenidade contou com a presença da comandante da Ronda Maria da Penha, major da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Tatiana Souza; delegado da PCAM, Jander Mafra, titular do 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP); defensora pública Carolina Norões; delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai); familiares da homenageada, dentre outras autoridades do Estado do Amazonas.
História
A delegada Débora Mafra nasceu na cidade de Osasco (SP), filha de Therezinha Apparecida Pignata e Júlio Pereira. Débora tem origem em uma família muito humilde, no que tange ao fator financeiro. Em razão disso, Débora criou muita força, vinda de Deus, para o trabalho. Em Sorocaba cursou o ensino médio, o curso de Magistério, na Escola Municipal Getúlio Vargas, onde se habilitou para exercer o magistério infantil e de ensino fundamental (de primeira a quarta série), onde passou a ministrar aulas para crianças do pré-escolar, durante cinco anos. Veio para Manaus (AM), cidade que ama demais e que a acolheu com muita ternura. Na capital amazonense, em 2009, já graduada em Direito e pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi aprovada no concurso para o cargo de Delegada de Polícia, obtendo a segunda colocação no certame.
Mafra assumiu como delegada adjunta no 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), adjunta na Delegada Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), titular do 28° DIP, Delegacia da Mulher-Anexo e titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), onde desenvolve um trabalho de excelência na proteção das mulheres.