Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Noticiário Brasil
  • Principal
Reading: Pauta de tramitação traz Projetos de Lei voltados ao setor rural e criação de órgão gestor da previdência do Estado
Compartilhar
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Pauta de tramitação traz Projetos de Lei voltados ao setor rural e criação de órgão gestor da previdência do Estado

Compartilhar
Compartilhar
banner publicidade

A pauta de tramitação desta terça-feira (12/3), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), trouxe Projetos de Lei relacionados à produção rural e também um Projeto de Lei Complementar, oriundo de Mensagem Governamental, que pretende mudar o regime de previdência do Estado.

O Projeto de Lei nº 130/2024, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), dispõe sobre a isenção na transferência de imóvel rural do pequeno agricultor familiar a seus sucessores. O PL diz respeito à isenção na transferência, na hipótese de sucessão causa mortis, de imóvel rural de pequeno agricultor familiar, no Amazonas.

Dessa forma ficam isentas do pagamento do lmposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), pagamento de Emolumentos e da Taxa de Fiscalização Judiciária, as operações cuja transmissão causa mortis seja relacionada a imóveis rurais, cujos proprietários sejam pequenos agricultores e agricultoras familiares, depois de comprovada a sucessão a produtores rurais familiares.

“É uma forma de facilitar o acesso à propriedade e dar continuidade à atividade rural dos herdeiros na terra, para que estes, com a transferência da documentação do imóvel, possam permanecer tendo acesso a políticas públicas voltadas à agricultura familiar, bem como o acesso a financiamento de crédito rural. Os valores cobrados a título de imposto e pelos cartórios são grandes empecilhos para os pequenos agricultores que não dispõem de recursos suficientes para seu pagamento”, afirmou o parlamentar.

Também de autoria do deputado Cristiano D’Angelo (MDB), o Projeto de Lei nº 141/2024, pretende instituir o Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (PFCL) no Estado.

O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social, por meio do fortalecimento das atividades agrícolas locais em parceria com órgãos competentes, cooperativas agrícolas, associações de produtores e demais entidades relacionadas ao setor, com medidas como a identificação e mapeamento das principais cadeias produtivas locais, considerando as características e potencialidades de cada região do Estado e o desenvolvimento de planos estratégicos de fortalecimento para cada cadeia produtiva, visando o aumento da produção, qualidade e comercialização, por exemplo.

“O Programa busca diversificar as cadeias produtivas locais, estimulando setores como agricultura, pecuária, pesca, indústria, comércio e serviços, proporcionando maior resiliência à economia estadual e abrindo novas oportunidades de negócios. Ao fortalecer as cadeias produtivas locais, o programa contribui para a geração de empregos e renda. O estímulo às atividades produtivas em diversas áreas impulsiona a criação de postos de trabalho, beneficiando trabalhadores e suas famílias”, explicou o autor do PL.

Previdência estadual

Ingressou na pauta ordinária também o Projeto de Lei Complementar nº 02/2024, oriundo da Mensagem Governamental nº 18/2024, que altera a Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência do Amazonas e estabelece seus Planos de Benefícios e Custeio.

A mensagem explica que a mudança é apenas no caráter formal, não alterando critérios e encargos relativos ao custeio e à contribuição mensal do Estado para o Programa de Previdência, tanto para os servidores estaduais quanto para o Poder Executivo e demais Poderes.

“A aprovação da presente Propositura, embora não inove, como dito, em relação às circunstâncias e encargos de custeio do Regime de Previdência, é indispensável à manutenção do custeio do Regime de Previdência estadual, uma vez que uma das consequências da declaração de inconstitucionalidade em questão seria a alteração dos percentuais de contribuição previdenciária, que sustentam e mantem saudável o Sistema Previdenciário do Amazonas”, justifica a Mensagem.

  

Leia também

Marina Silva e Renan Filho selam acordo para pavimentar BR-319

Eneva abre novas oportunidades de emprego no Amazonas

PF desarticula organização criminosa responsável por movimentar R$ 362 mi no Amazonas

Senador Omar Aziz defende aumento salarial para trabalhadores da indústria no AM

Desembargador e juiz do Amazonas são afastados por condução de processo milionário contra a Eletrobras

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Amazonas

Marina Silva e Renan Filho selam acordo para pavimentar BR-319

15 de julho de 2025
Amazonas

Eneva abre novas oportunidades de emprego no Amazonas

12 de junho de 2025
Amazonas

PF desarticula organização criminosa responsável por movimentar R$ 362 mi no Amazonas

29 de maio de 2025
Amazonas

Senador Omar Aziz defende aumento salarial para trabalhadores da indústria no AM

29 de março de 2025
Portal Noticiário BrasilPortal Noticiário Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?