Atendendo a uma demanda dos moradores da rua Carvalho Paz de Andrade, no bairro São Francisco, zona Sul, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou a recuperação da rede de drenagem profunda, que estava rompida e vinha aumentando de tamanho.
Após a verificação pela equipe do Distrito da Zona Sul, foi identificado que dois tubos de esgoto domésticos estavam conectados de forma irregular na rede de drenagem da prefeitura, o que provocou uma cratera de quatro metros de comprimento, que tomou parte da rua e calçada.
“Esse problema vem sendo bastante recorrente em razão das ligações clandestinas, o que afeta os moradores de determinada área. A rede de drenagem rompe, provoca a fuga de material, e a cratera aumenta. Quando rompe e as equipes verificam o motivo, encontram tubos de rede de esgoto conectados na rede de drenagem, que não é compatível para receber esse tipo de dejeto. Mas estamos pelas ruas, cumprindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior, para solucionar esses problemas”, informou o subsecretário de Serviços Básicos, Efrain Aragão.
Após fazer a remoção dos tubos clandestinos, a equipe implantou dois novos tubos de concreto armado e irá a aplicar a fresa e executar a recuperação da calçada, sarjeta e meio fio, nos próximos dias.
A autônoma Nabi Rodrigues, de 56 anos, que fez a solicitação, conta os sufocos e fica aliviada com as máquinas.
“Esse buraco começou pequeno e foi aumentando, quando chovia descia bastante água barrenta e alagava as casas. Eu fiz a solicitação para a Seminf, e toda a equipe está aqui para nos atender, e resolver esse problema. Sou muito grata ao prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, que olharam por nós, no bairro São Francisco”, relatou a moradora.
— — —
Texto – Rayana Coutinho/ Seminf
Fotos – Márcio Melo/ Seminf