A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), em uma iniciativa conjunta com a Gerência de Telessaúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta terça-feira, 28/11, uma apresentação especial para seus servidores, como parte da campanha “Novembro Azul”, de prevenção do câncer de próstata. O câncer de mama, tema da campanha “Outubro Rosa”, também foi abordado.
“Todos juntos por essa causa” foi o nome do evento, que ocorreu na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade. A apresentação ficou a cargo das integrantes da equipe Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (eMulti), um grupo de especialistas em saúde de diferentes áreas, que atua no monitoramento das condições de saúde da população de Manaus.
“Agradeço à equipe eMulti por essa iniciativa tão importante, que traz reflexão sobre a necessidade de estarmos atentos à própria saúde. É fundamental que nós, como indivíduos, mas principalmente como integrantes do Sistema Único de Saúde, dediquemos toda a atenção à nossa condição física e mental, se quisermos ser capazes de promover saúde e segurança sanitária junto aos munícipes da nossa cidade”, afirmou.
O evento teve início com a apresentação do médico da Telessaúde, Dr. Rivaldo Vilar, que falou sobre os fatores de risco, manifestações e meios para detecção dos dois tipos de câncer, bem como a importância do diagnóstico precoce e tratamento imediato, além de hábitos que fortalecem o sistema imunológico.
As profissionais da equipe eMulti também trouxeram esclarecimentos importantes sobre o tema, enfatizando os benefícios da atividade física regular e da alimentação saudável para a prevenção de agravos.
O evento incluiu ainda a realização da oficina “A humanização da prática no contexto de Saúde para os servidores do Telessaúde e Visa Manaus”, iniciativa da equipe eMulti, em que o público de servidores discutiu boas práticas, problemas e sugestões que permitam avançar na humanização do SUS na cidade de Manaus.
— — —
Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa